Agrupamento de Escolas do Cerco

International Asteroid Search Campaign

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Agrupamento de Escolas do Cerco vai participar na "International Asteroid Search Campaign" que terá início no dia 7 de janeiro e terminará no dia 11 de fevereiro de 2013.

Esta campanha, será feita em parceria com a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Vila Nova de Famalicão.

Alunos do Clube da Ciência, “Os Pequenos Einsteins” descobriram um asteróide!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Os alunos sonharam e a obra nasceu ... para grande orgulho nosso!

 

Numa primeira semana de campanha as equipas das escolas portuguesas que estão a participar na "All-Portugal Asteroid Search Campaign"., já realizaram cinquenta observações de NEOs (Near Earth Objects), uma confirmação de NEO (2ª observação de um asteroide que acabou de ser descoberto) e duas descobertas preliminares de asteroides (1ª observação que aguarda confirmação dentro dos próximos dias).

Uma destas primeiras observações, que aguarda confirmação, dentro dos próximos dias, foi feita pelos alunos do Clube da Ciência, do Cerco.

 

 

“Os Pequenos Einsteins”, Hugo Henriques, Diogo Damas, Jéssica Machado e Pedro Ruiz decobriram um asteroide! É verdade! Foi visto, pela primeira vez, por este grupo. Que orgulho para a comunidade escolar e educativa!

[clique na imagem] O Minor Planet Center apenas oficializa a descoberta depois de haver uma segunda observação. Se esta não acontecer, num período curto, a descoberta perde-se. Só a partir do conhecimento de dois pontos da trajetória poderá começar a fazer-se o acompanhamento do asteroide.

As escolas portuguesas participam nestas campanhas desde 2007 e até agora, os nossos alunos, já foram responsáveis pela descoberta de treze novos asteroides que, num futuro próximo, poderão ter nome português.

O NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia - representa em Portugal o IASC (International Astronomical Search Collaboration), instituição que organiza mundialmente campanhas de pesquisa de asteroides. Nestas campanhas tentamos observar asteroides já conhecidos("follow up") que possam colocar algum risco de impacto com a Terra e, simultaneamente, descobrir novos asteroides.

Este ano letivo, o professor Patrick Miller, diretor do IASC e professor na Universidade Hardin-Simmons, do Texas, presenteou, em exclusivo, as escolas portuguesas com três campanhas de pesquisa de asteroides – All Portugal Asteroid Search Campaigns.

O Cerco foi uma das escolas aceites para o desafio que decorre de 1 de dezembro de 2012 a 5 de janeiro de 2013. Participam os alunos do Clube da Ciência “Os Pequenos Einsteins”, que fazem investigação científica. Cada observação feita é uma colaboração extraordinária para ajudar a aperfeiçoar o conhecimento das trajetórias de asteroides potencialmente perigosos.

Vamos todos torcer para que chegue rápida a confirmação das descobertas!

Actualizado em Domingo, 06 Janeiro 2013 07:25

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 
CLICAR PARA VISUALIZAR

Actualizado em Sexta, 14 Dezembro 2012 10:44

Festa de Natal 2012 - Programa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

PROGRAMA [aqui]

Actualizado em Quinta, 13 Dezembro 2012 02:05

Pág. 72 de 91

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.