Agrupamento de Escolas do Cerco

Agrupamento de Escolas do Cerco

Horários 126 e 127 - Listas de candidatos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Disponibilizamos as listas dos horários 126 [aqui] e 127 [aqui].

Conversas Inspiradoras - Gustavo Carona Magalhães

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
No âmbito das "Conversas Inspiradoras 2017" (parceria Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto / Sonae, os alunos do 10.ºA, 10.ºC,11.ºA e 12.ª estiveram à conversa com  Gustavo Carona Magalhães.
Gustavo Carona Magalhães é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com especialidade de Anestesia e Cuidados Intensivos. O Gustavo tem 36 anos e, para além do seu trabalho no Hospital de Pedro Hispano, é também voluntário dos Médicos Sem Fronteiras, tendo já estado em missão em vários cenários de guerra: Moçambique (2009), Congo (2009), Paquistão (2011), Afeganistão (2012), Síria (2013) e República Centro Africana (2016). Para conhecer mais sobre o Gustavo:
Actualizado em Terça, 28 Fevereiro 2017 13:31

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS ESPECIALIZADOS - Horário 88

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Disponibilizamos aqui a abertura de concurso e o procedimento concursal para o horário 88 de Técnicos Especializados.

Actualizado em Quarta, 04 Abril 2018 11:29

Os neurocientistas vão à escola

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A comunicação “O que faz de nós Humanos? - Uma perspetiva neurobiológica", apresentada  pelo Doutor Daniel Martins, no auditório da Escola Básica e Secundária do Cerco, insere-se na semana internacional do cérebro,  promovida pela  Ciência Viva.
Esta iniciativa, ao mesmo tempo que permitiu uma abordagem científica, sustentada na sabedoria, conhecimento e sageza do Dr. Daniel Martins, médico investigador, no Hospital de São João no Porto, também ajudou a consolidar aprendizagens nas disciplinas, de biologia, no âmbito da fisiologia: sistema nervoso central; de psicologia, a propósito dos fundamentos biológicos do comportamento e de filosofia, no campo da reflexão crítica, em traços gerais foram destacados os aspetos neurobiológicos das funções cerebrais complexas, como é o caso da memória, funções executivas, emoções e sentimentos e linguagem. Toda a informação se revelou precisa e pertinente. Um fio condutor percorreu e deu sentido a todos os momentos da comunicação do Dr. Daniel. A diversidade e profusão de ideias, os conceitos, os exemplos e as situações reais apresentadas, despertaram a atenção e a curiosidade e, ao mesmo tempo, cativaram os alunos do princípio ao fim. Destacam-se as estratégias de comunicação assertivas, utilizadas pelo Dr. Daniel, totalmente adequadas aos interesses e motivações dos presentes. O orador conseguiu estimular a reflexão e incentivar a participação pertinente. No final, uma componente prática com a visualização de preparações histológicas de cortes de diferentes regiões do sistema nervoso central, permitiu o contacto direto com os meios de investigação laboratorial.

Neste sentido, esta atividade foi uma experiência marcante, duradoura e positiva pois cumpriu a sua função:
- Promoveu um exercício mental a favor de uma aprendizagem mais motivadora centrada em experiências e acontecimentos reais;
- Sensibilizou para mobilização de conhecimentos e utilização de conceitos;
- Estimulou a curiosidade intelectual.

Foi uma atividade que proporcionou um espaço privilegiado de reflexão e diálogo mostrando, claramente, que a escola pode ser um local impulsionador de sinergias para a realização de aprendizagens interativas.

018
020
021
023
025
026
027
028
029
030
031
032
036
039

Matrículas do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ano para o ano letivo 2015/16

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Aviso (prazos e documentos necessários)

 

Boletins para o 1.º ano e para o pré-escolar

Actualizado em Segunda, 02 Fevereiro 2015 21:45

Pág. 5 de 54

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.