Agrupamento de Escolas do Cerco
Reportagem alargada TVI sobre o Agrupamento de Escolas do Cerco
Exames 2012 / Candidatura ao Ensino Superior
Os documentos a apresentar pelos estudantes no ato de inscrição para os exames do ensino secundário são os seguintes:
-
Boletim de inscrição: modelo n.º 0133 (1.ª fase) e modelo n.º 0134 (2.ª fase) da Editorial do Ministério da Educação e Ciência;
-
Fotocópia do cartão de cidadão /bilhete de identidade, com a apresentação do original para verificação;
-
Documento comprovativo do cumprimento das condições de admissão a exame, se o examinando não tiver processo constituído no estabelecimento de ensino em que se inscreve;
-
Boletim individual de saúde, se o examinando não tiver processo constituído no estabelecimento de ensino em que se inscreve.
-
Recibo do pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura on-line, disponível no sítio da Internet www.dges.mctes.pt, caso pretenda concorrer ao ensino superior público.
QUEM PRETENDER CONCORRER AO ENSINO SUPERIOR DEVE PEDIR A ATRIBUIÇÃO DE SENHA AQUI:
https://www.dges.mctes.pt/Online/SenhaAcesso/Pedir.aspx
E DEPOIS IMPRIMIR O RECIBO
MULTA DE 25 euros para inscrições fora do prazo
Não podem ser aceites inscrições que não venham acompanhadas da fotocópia do cartão de cidadão/bilhete de identidade, devendo o funcionário dos serviços de administração escolar proceder à verificação da conformidade desta fotocópia simples com o respetivo original e aporá naquela a menção ESTÁ CONFORME O ORIGINAL, que datará e assinará.
O boletim de inscrição para exame constitui arquivo do estabelecimento de ensino, devendo ser entregue ao estudante a cópia respetiva, como recibo.
ÍNDICE DE CURSOS AQUI:
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/Genericos/IndicedeCursos/
Códigos de exames: http://www.dges.mctes.pt/guiaexames/tabelaA.html
Pré- requisitos: http://dre.pt/pdf2sdip/2012/02/034000000/0574205758.pdf
Se pretende candidatar-se ao ingresso no ensino superior em 2012, deverá:
-
Ter concluído, ou concluir no presente ano letivo, um curso do ensino secundário.
-
Ter realizado em 2010 e/ou 2011 e/ou realizar em 2012 os exames nacionais das provas de ingresso exigidas para acesso aos pares instituição/curso a que pretende concorrer.
-
Ter realizado em 2012 os pré-requisitos exigidos para acesso aos pares instituição/curso a que pretende concorrer, se for caso disso, devendo inscrever-se para a realização dos mesmos nas datas e locais indicados nesta publicação, de acordo com a Deliberação relativa aos pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição em 2012/2013, divulgada no sítio da Internet da DGES.
Documentos a consultar:
Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário (resumo)
Abertura do espaço GIA (Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno)
Na passada quarta-feira, dia 15 de fevereiro, o senhor diretor do Agrupamento de Escolas do Cerco, Manuel António Oliveira, presidiu à inauguração do espaço GIA (Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno).
O GIA é um espaço aberto aos alunos com a finalidade de lhes disponibilizar informações e de os apoiar no âmbito da educação para a saúde, no que se refere, à prevenção de consumos, no apoio psicossocial e nutricional e para a educação sexual...
Exposição de trabalhos - Dá cor à tua alimentação
No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.
Nas Escolas do A.E. Cerco estão a desenvolver-se diversas atividades que procuram sensibilizar alunos e encarregados de educação para a importância de uma alimentação saudável.
No âmbito do PASSE (Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar), os alunos participaram no concurso "Dá cor à tua alimentação" e os trabalhos realizados estão expostos no Centro comercial Dolce Vita Porto até ao dia 23 de outubro.
Não se esqueça:
Uma alimentação saudável e variada é colorida.
Dia do Diploma no AEC
Tal como anunciado, comemorou-se, no Agrupamento, o DIA DO DIPLOMA. O ato solene teve uma enorme adesão de alunos (atuais e antigos) e suas famílias, tal como da Associação de Pais, Professores e demais agentes educativos.
Contou com a presença da Senhora Diretora Regional Adjunta - Drª Isabel Cruz, que teceu rasgados elogios às participações dos alunos e à escola - que considera atuante, inclusiva, viva.
O Diretor do Agrupamento acolheu todos com um significativo discurso, realçando que "o desenvolvimento da cultura de mérito e o aprofundamento do reconhecimento daqueles que pelo seu esforço e competência se destacam, deve fazer parte da vivência das nossas escolas". Deu especial ênfase ao momento marcante para os homenageados - "sinal de um percurso que, orgulhando os contemplados, nos orgulha a nós também, procurando fazer do Agrupamento um local de boas práticas, com sentido e oportunidades iguais para todos". Daí associar, ao evento - distinguindo-os com Diplomas singulares, identificadores de pertença - os melhores alunos que, no ano letivo transato, terminaram os diferentes ciclos com as melhores classificações.
Parabéns a todos os alunos homenageados e aos que participaram, proporcionando a um Auditório cheio, momentos culturais marcantes (de música, dramatização e poesia).
Mais artigos...
Pág. 82 de 83