Agrupamento de Escolas do Cerco

Agrupamento de Escolas do Cerco

Parceria com o Pony Club do Porto

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Durante este ano letivo, alguns dos nossos alunos beneficiaram de uma parceria do AEC com o  Pony Club do Porto. Foi uma aventura gratificante que lhes fez muito bem. Qualquer aluno do Agrupamento pode também colher os benefícios desta parceria, a título individual ou em grupo. Divulgamos a atividade do Club, através dos seguintes links:

http://www.ponyclubdoporto.org/home

https://vimeo.com/1147924

https://vimeo.com/118822369

http://portocanal.sapo.pt/um_video/Lh5fT4y0LS8rrZQgHf9B/

https://vimeo.com/147578240

Os neurocientistas vão à escola

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A comunicação “O que faz de nós Humanos? - Uma perspetiva neurobiológica", apresentada  pelo Doutor Daniel Martins, no auditório da Escola Básica e Secundária do Cerco, insere-se na semana internacional do cérebro,  promovida pela  Ciência Viva.
Esta iniciativa, ao mesmo tempo que permitiu uma abordagem científica, sustentada na sabedoria, conhecimento e sageza do Dr. Daniel Martins, médico investigador, no Hospital de São João no Porto, também ajudou a consolidar aprendizagens nas disciplinas, de biologia, no âmbito da fisiologia: sistema nervoso central; de psicologia, a propósito dos fundamentos biológicos do comportamento e de filosofia, no campo da reflexão crítica, em traços gerais foram destacados os aspetos neurobiológicos das funções cerebrais complexas, como é o caso da memória, funções executivas, emoções e sentimentos e linguagem. Toda a informação se revelou precisa e pertinente. Um fio condutor percorreu e deu sentido a todos os momentos da comunicação do Dr. Daniel. A diversidade e profusão de ideias, os conceitos, os exemplos e as situações reais apresentadas, despertaram a atenção e a curiosidade e, ao mesmo tempo, cativaram os alunos do princípio ao fim. Destacam-se as estratégias de comunicação assertivas, utilizadas pelo Dr. Daniel, totalmente adequadas aos interesses e motivações dos presentes. O orador conseguiu estimular a reflexão e incentivar a participação pertinente. No final, uma componente prática com a visualização de preparações histológicas de cortes de diferentes regiões do sistema nervoso central, permitiu o contacto direto com os meios de investigação laboratorial.

Neste sentido, esta atividade foi uma experiência marcante, duradoura e positiva pois cumpriu a sua função:
- Promoveu um exercício mental a favor de uma aprendizagem mais motivadora centrada em experiências e acontecimentos reais;
- Sensibilizou para mobilização de conhecimentos e utilização de conceitos;
- Estimulou a curiosidade intelectual.

Foi uma atividade que proporcionou um espaço privilegiado de reflexão e diálogo mostrando, claramente, que a escola pode ser um local impulsionador de sinergias para a realização de aprendizagens interativas.

018
020
021
023
025
026
027
028
029
030
031
032
036
039

Abertura do ano letivo 2020/21

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Clique para visualizar o documento.

Abertura de concurso de técnicos especializados - horários 126 e 127

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Consulte o documento com os requisitos gerais de admissão e processo de operacionalização [aqui] do concurso de técnicos especializados - horários 126 e 127.

Actualizado em Terça, 29 Dezembro 2015 19:43

Apps for Good 2014/2015

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

No passado dia 11 de Setembro, uma equipa de alunos do Agrupamento de Escolas do Cerco, participou no evento final da Apps for Good 2014/2015, que se realizou na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O José Costa, a Mariana Pereira e o Ricardo Pereira, alunos do décimo ano, agora décimo primeiro, desenvolveram uma aplicação que consistiu num jogo tendo como palco a nossa escola, com puzzles para ajudar o raciocínio e o pensamento. Esta aplicação visa permitir o conhecimento de todo o espaço escolar aos novos alunos de uma forma lúdica, o que no entender deste grupo é sempre muito confuso e alvo de muitas angústias, é também uma forma de entreter e de aumentar a cultura geral de quem quiser utilizar este jogo. Tiveram que demonstrar a sua aplicação a várias individualidades notáveis no mundo da Educação, entre eles o Dr. Fernando Reis, Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, que teceu grandes elogios à ideia que estes alunos defenderam. Estão de parabéns por terem conseguido levar a cabo um projeto desenvolvido no seu horário não letivo e por toda a dedicação que lhe empregaram.

Actualizado em Quarta, 23 Setembro 2015 23:16

Pág. 6 de 76

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.