Agrupamento de Escolas do Cerco

Olimpíadas de Química Júnior

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No sábado, dia 14 de Abril, uma equipa de três alunos, em representação da Escola Básica e Secundária do Cerco, participou na 2ª fase das Olimpíadas de Química Júnior, que se realizou nas instalações do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

As Olimpíadas de Química Júnior, são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de Química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). Os objetivos destas Olimpíadas vão desde dinamizar o estudo e ensino da Química nas Escolas Básicas e Secundárias, proporcionar a aproximação entre as Escolas Básicas e Secundárias e as Universidades e Institutos Superiores, despertar o interesse pela Química a divulgar a Química como ciência e cativar os alunos para carreiras cientifico-tecnológicas.

olimpiadasquimica
olimpiadasquimica 2
olimpiadasquimica 3
olimpiadasquimica 4
olimpiadasquimica 5
olimpiadasquimica 6
olimpiadasquimica 7
olimpiadasquimica 8
olimpiadasquimica 9

No período da manhã os alunos distribuíram-se por 5 laboratórios e 1 anfiteatro, para realizarem uma prova de componente essencialmente teórica e outra de questões com base em observações de materiais e equipamentos de laboratório.

De tarde assistiram a uma palestra sobre “A Química e a Poesia ”, cujo palestrante era um docente da Faculdade.

Apesar de a equipa constituída pela Joana Oliveira e Carina Sequeira do 8ºC e Diogo Santos do 9ºF, não ter sido apurada para a final, esta iniciativa desafiou os seus conhecimentos e capacidades.

Após o almoço e o início da palestra restou algum tempo e os alunos foram conhecer um dos jardins mais bonitos da cidade do Porto, o Jardim Botânico do Porto. Este jardim é um dos elos de ligação entre a Universidade do Porto e a comunidade, estando a sua gestão ao encargo da Faculdade de Ciências do Porto.

PmatE 2012

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Uma vez mais, a Escola Básica e Secundária do Cerco, em colaboração com o PmatE (Projeto Matemática Ensino, da Universidade de Aveiro) foi uma escola dinamizadora da REDEmat e DIZ3.

 

A competição decorreu no dia 7 de março, com grande entusiasmo dos participantes e dos organizadores. Merecem especial felicitação todos os alunos envolvidos, pelo empenho que demonstraram e pelos resultados obtidos nas competições em que participaram.

Pode consultar aqui os resultados das competições em rede 2012.

 

img_4283
img_4284
img_4293
img_4303
img_4308
img_4310
img_4313
pmate

 

Alunos selecionados para representar o Agrupamento de Escolas do Cerco no PmatE em Aveiro nos dias 23 e 24 de Abril:

Actualizado em Sexta, 20 Abril 2012 12:05 Continuar...

Curso profissional de Técnico de Turismo - Visita guiada ao Douro Palace Hotel

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No âmbito do ensino/aprendizagem do curso profissional de Técnico de Turismo, a turma do 2º ano de formação, efetuou nos passados dias 26 e 27 de março, uma visita guiada ao Douro Palace Hotel Resort e SPA que visou uma interação em contexto de trabalho com abordagem das várias tarefas e responsabilidades dos diferentes setores do Hotel.

O trabalho foi assim distribuído:

Dia 26 de março:
Secção de Andares
Secção de SPA
Almoço
Cozinha
Restaurante e Bar
Jantar
Período de descanso e lazer

Dia 27 de março
Receção
Animação turística
Almoço
Palestra pela Administração do Douro Palace Resort e Spa, representado pelo Mestre Joaquim Ribeiro
Fim dos trabalhos

douropalace
palacedouro 1
palacedouro 10
palacedouro 11
palacedouro 12
palacedouro 2
palacedouro 3
palacedouro 4
palacedouro 5
palacedouro 6
palacedouro 7
palacedouro 8
palacedouro 9

Foi mais uma vez notório o intercâmbio Ensino/Formação, assumindo a interdisciplinaridade e promovendo a partilha de saberes. Foi atingido sem dúvida, o objetivo da eficácia e do espírito crítico, tendo sido, na realidade, um verdadeiro encontro entre o saber, o saber- ser, o saber-estar e o saber-fazer.

Os professores responsáveis:
José Marques e Susana Pereira

Actualizado em Segunda, 09 Abril 2012 10:09

Orquestra Orff do Cerco

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Orquestra Orff do Cerco consiste num projeto elaborado pelos professores de Educação Musical da escola EBS do Cerco e apresentado, no ano letivo transato, à Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do projeto EMA (Estímulo à Melhoria das Aprendizagens). A Fundação supracitada selecionou o nosso projeto e, como tal, atribuiu uma verba monetária que possibilitou a compra de vários instrumentos musicais para assim, em conjunto com a nossa escola, criar a Orquestra Orff do Cerco. Neste projeto participam alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, aos quais lhes é dada a possibilidade de assimilar, vivenciar e explorar a música de forma ativa, uma vez que podem aprender diferentes instrumentos musicais e tocar em grupo. Desta forma, para além da música, os alunos trabalham também a sua concentração, disciplina, perseverança e convivência entre pares, fatores importantes para a vida futura dos mesmos.

O projecto teve início no mês de Outubro e a Orquestra realizou uma primeira apresentação formal à DREN no dia 20 de Dezembro. No dia 21 de Março de 2012 realizou-se um concerto de apresentação da Orquestra à comunidade educativa em geral e especialmente aos encarregados de educação dos alunos envolvidos no projeto.

orff
orff 1
orff 2
orff 3

Actualizado em Terça, 27 Março 2012 11:02

Pág. 58 de 69

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.