ERASMUS+
Ver Mais

Erasmus+

O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020. Estes setores podem dar uma contribuição importante para ajudar a enfrentar as mudanças socioeconómicas, os principais desafios que a Europa terá de enfrentar até ao final da década e apoiar a execução da Agenda Política Europeia para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão.
Desde 2014, o nosso Agrupamento tem vindo a apresentar candidaturas a este programa, ação chave 1 e da ação chave 2, no âmbito do Plano do Desenvolvimento Europeu do AEC.

Ação Chave 1

Mobilidade de pessoal educativo do Ensino Escolar.

Ação Chave 2

Mobilidade de alunos e professores.

Ação Chave 1

O AEC candidatou e viu aprovado o projeto "Passo a Passo Construindo o Futuro”, para desenvolvimento das competências dos seus professores e técnicos, o qual financia, para os anos de 2018 e 2019, 32 mobilidades para professores e técnicos.

Folheto de Divulgação

Organigrama

Questões Frequentes

Ação Chave 2

A Ação Chave 2 apoia as organizações para que possam trabalhar em conjunto de modo a melhorarem os seus programas e partilharem práticas inovadoras. As escolas europeias, e outras organizações com interesses comuns, devem construir parcerias estratégicas visando a troca de experiências educativas, a construção e partilha de projetos inovadores, a mobilidade de professores e de alunos, ao serviço do aumento da qualidade e da dimensão europeia da educação.
A nossa Escola está envolvida em várias parcerias europeias, no seguimento dos objetivos comuns do Programa ERASMUS+.

Mobilidades

O Projeto Passo a Passo Construindo o Futuro prevê 32 mobilidades individuais, ao longo do ciclo de vida do Projeto, distribuídas da seguinte forma, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Europeu do Agrupamento das Escolas do Cerco do Porto.

Área Gestão

10 mobilidades para 5 formações internacionais no âmbito da Gestão escolar, liderança educativa e Aprendizagem de línguas.

Área Métodos Inovadores

14 mobilidades para 7 formações/workshop/curso que fornecem abordagens inovadoras ou aperfeiçoadas para as práticas de ensino ou metodologias baseadas nas TIC.

Área Combate Absentismo

8 mobilidades para 4 formações que introduzem métodos inovadores de atuação, orientados para satisfazer as necessidades dos grupos desfavorecidos e lidar com a diversidade social, linguística e cultural.

Candidaturas

Todo o pessoal docente e não docente do AEC é elegível para as mobilidades financiadas da Açáo Chave 1.
Cada candidato assume a/o:

Disponibilidade para se deslocar ao estrangeiro por um período nunca inferior aos dias necessários à formação a que se candidatam.

Compromisso em replicar e disseminar a formação.

No mesmo biénio só pode frequentar 10 dias de formação no âmbito do KA1.

As candidaturas serão apreciadas e avaliadas pela equipa coordenadora dos projetos internacionais do AEC, de acordo com os critérios de seleção.